Teologia católica e direitos humanos

0
119

A presente Monografia foi realizada no intuito de se abordar os Direitos Humanos em análise holística e multidisciplinar, com a devida ênfase teológica. Faz-se mister escrever sobre a temática, haja visto que vivemos em tempos de beligerância extremada, a qual resulta em guerras e em conflitos aviltantes à dignidade da pessoa humana.

Não é razoável, porém se faz necessário, que em pleno 2022 tenhamos de insistir na defesa de direitos iguais entre minorias étnicas e/ou entre gêneros diversos, mormente a partir do lastro histórico-ético compendiado acadêmica e culturalmente: é inquestionável a dignidade da pessoa humana. Qualquer posicionamento contrário aos Direitos Humanos não encontra lógica, nem juridicidade, quiçá fundamento ético-religioso para existir.

Ora, nessa abordagem, a Teologia Católica é peça fundamental na construção do imaginário popular sobre Direitos Humanos. Apesar de violências e de erros históricos marcantes, a Igreja reconheceu os excessos, expurgou ideias inadequadas e é referência no desenvolvimento de teses em defesa da dignidade da pessoa humana.

O Ocidente, pois, é a construção histórico-cultural entre filosofia grega, Direito romano e religião judaico-cristã. Neste trabalho, com efeito, abordá-los-ei mediante análise crítica, fático-histórica e dogmática.

Palavras-chave: Direitos Humanos; Teologia Católica; Metodologia Histórico-Crítica; Dignidade da pessoa humana.

Autores:

Fernando Luz Sinimbu Portugal
André Luiz Santos

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui